# Subversão ideológica: o regresso de uma palavra da Guerra Fria, entre ameaça real e fantasia
Contents
Um vídeo de 1984, milhões de visualizações, uma palavra que julgávamos arrumada no museu da Guerra Fria: a «subversão ideológica» está de volta aos nossos feeds. Designa ao mesmo tempo operações bem reais, documentadas pelos serviços do Estado e pelos investigadores, e uma fantasia cómoda para acusar qualquer adversário. Esta série de cinquenta textos pretende segurar as duas pontas: levar a ameaça a sério sem ceder à paranoia.
Por Paul-Michel Manandise · 16 de outubro de 2026 · CEAS Editorial Cell
Traduzido do francês. Publicado originalmente no CEAS: https://www.ceas.info/publication/subversion-ideologique-retour-mot-guerre-froide
# Constatações principais
- Os excertos da entrevista de Yuri Bezmenov (1984) circulam massivamente nas redes sociais e servem usos opostos, da série do New York Times sobre as raízes das «fake news» aos discursos que apresentam os confinamentos e a vacinação obrigatória da Covid-19 como uma tomada autoritária do poder.
- A confusão entre propaganda, desinformação, influência, guerra híbrida e subversão beneficia sobretudo quem manipula.
- O relatório CAPS/IRSEM de 2018 adota a noção de «manipulação da informação», definida como «a difusão intencional e massiva de notícias falsas ou enviesadas para fins políticos hostis».
- A subversão é a noção mais abrangente e, por isso, a mais fácil de desvirtuar.
- O decreto n.º 2021-922 que cria o Viginum visa comportamentos (origem estrangeira, difusão artificial ou automatizada, falsidade manifesta, lesão dos interesses fundamentais da Nação), e não opiniões.
- As operações de manipulação estrangeiras estão documentadas, da campanha soviética que atribuía a origem da sida ao Pentágono à campanha russa RRN dirigida contra a França.
- A paranoia é a armadilha simétrica da ingenuidade: nega as causas próprias do descontentamento e pode alimentar uma «tentação liberticida» nos governantes.
# Um vídeo que não morre
Em 1984, perante a câmara do ensaísta americano G. Edward Griffin, Yuri Bezmenov, antigo jornalista da agência soviética Novosti que passou para o Ocidente em 1970, explica que a espionagem é apenas uma pequena parte do trabalho do KGB. Segundo ele, «apenas cerca de 15 % do tempo, do dinheiro e do pessoal» seriam dedicados às informações propriamente ditas; «os restantes 85 %» corresponderiam a «um processo lento» a que chama «subversão ideológica», «medidas ativas» ou «guerra psicológica» (tradução do autor, a partir da transcrição da entrevista).
O objetivo, diz, é «mudar a perceção da realidade» de uma população a ponto de, apesar da abundância de informação, já ninguém ser «capaz de chegar a conclusões sensatas» para defender os seus interesses. Depois expõe o seu famoso modelo em quatro etapas: desmoralização, desestabilização, crise, normalização.
O objetivo, diz, é «mudar a perceção da realidade» de uma população a ponto de, apesar da abundância de informação, já ninguém ser «capaz de chegar a conclusões sensatas» para defender os seus interesses.
Quarenta anos depois, estes excertos circulam em loop no YouTube, no TikTok e no X. Como contou o jornalista Jorge Barrera numa longa investigação da CBC News em 2022, foram usados num trailer do videojogo Call of Duty em 2020, utilizados pelo New York Times numa série sobre as raízes das «fake news» e depois reciclados para apresentar os confinamentos e a vacinação obrigatória da Covid-19 como sinais de uma tomada autoritária do poder. O mesmo documento serve, portanto, usos opostos. É a primeira razão para nos determos nele.
# O emaranhado das palavras
A segunda razão prende-se com o vocabulário. Fala-se indistintamente de propaganda, desinformação, fake news, guerra híbrida, influência ou subversão. Estas palavras não dizem o mesmo, e a sua confusão beneficia sobretudo quem manipula.
O relatório Les manipulations de l’information, publicado em 2018 pelo Centro de Análise, Previsão e Estratégia (CAPS) do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês e pelo Instituto de Investigação Estratégica da Escola Militar (IRSEM), aponta logo à partida esta «evidente confusão terminológica». Observa que é graças a ela que alguns podem comparar a RT com a BBC ou a France 24, ou minimizar o problema explicando que «tudo é propaganda». Os autores afastam assim várias noções consideradas demasiado vagas ou demasiado militarizadas («guerra da informação», «guerra híbrida») e adotam a de manipulação da informação, definida como «a difusão intencional e massiva de notícias falsas ou enviesadas para fins políticos hostis».
Distingamos, para o resto desta série:
- a influência e a diplomacia pública, que todos os Estados praticam abertamente e que não constituem um problema em si;
- a propaganda, tentativa organizada de orientar opiniões e comportamentos, que pode apoiar-se em factos exatos;
- a desinformação, difusão deliberada de informações falsas ou enganosas, geralmente dissimulando a sua fonte;
- as medidas ativas, termo soviético que designa um conjunto de operações clandestinas de influência, da desinformação ao financiamento de organizações de fachada;
- a subversão, por fim, o termo mais amplo e mais vago: a ideia de que um adversário procuraria enfraquecer uma sociedade a partir de dentro, minando a sua confiança nas instituições e explorando as suas divisões.
É precisamente por a subversão ser a noção mais abrangente que é a mais fácil de desvirtuar. Num texto publicado no Club de Mediapart a 19 de março de 2026, «A aurora da guerra invisível», recordava a sua etimologia: o latim subvertere, «derrubar por baixo». A palavra diz bem o que designa: não um assalto frontal, mas um trabalho de sapa que explora por dentro as fragilidades de uma sociedade.
# O que o direito francês consagra
A França escolheu uma definição estreita e operacional. O decreto n.º 2021-922 de 13 de julho de 2021, que cria o serviço de vigilância e proteção contra as ingerências digitais estrangeiras (Viginum), junto do Secretariado-Geral da Defesa e da Segurança Nacional (SGDSN), visa operações que reúnem várias condições: envolver, «de forma direta ou indireta, um Estado estrangeiro ou uma entidade não estatal estrangeira»; visar a «difusão artificial ou automatizada, massiva e deliberada» de conteúdos em linha; incidir sobre «alegações ou imputações de factos manifestamente inexatas ou enganosas»; ser «suscetíveis de lesar os interesses fundamentais da Nação».
Esta grelha tem uma virtude: não visa opiniões, mesmo radicais, mas comportamentos (a origem estrangeira, a coordenação artificial, a falsidade manifesta). Um militante francês que critica violentamente o governo não entra neste quadro. Uma rede de contas falsas pilotada do estrangeiro que imita o site do Le Monde para difundir artigos falsos, sim. O mesmo decreto institui, aliás, um comité ético e científico encarregado de acompanhar a atividade do serviço, sinal de que o legislador tinha consciência do risco de deriva.
# Duas armadilhas simétricas
A primeira armadilha é a ingenuidade. As operações de manipulação vindas do estrangeiro não são uma invenção de alguns especialistas à procura de orçamento. Os arquivos da Guerra Fria, que exploraremos, documentam campanhas soviéticas bem reais, como a que atribuiu a origem da sida ao Pentágono nos anos 1980. Desde 2023, o Viginum publicou relatórios detalhados sobre dispositivos russos dirigidos contra a França, entre os quais a campanha RRN, que usurpava a identidade gráfica de diários franceses. Para um leitor que conhece a Ucrânia por dentro, estes mecanismos nada têm de abstrato: acompanham a guerra desde 2014.
A segunda armadilha é a paranoia. Ver a mão de Moscovo por detrás de cada descontentamento social, de cada movimento estudantil ou de cada voto de protesto equivale a negar que os cidadãos tenham razões próprias para estar descontentes. O relatório CAPS/IRSEM alerta para um «efeito indireto» das manipulações: gerar nos governantes uma «tentação liberticida», isto é, levá-los a tomar medidas contrárias aos seus próprios valores democráticos, o que aprofunda ainda mais as divisões. O historiador e especialista em Rússia Mark Galeotti faz uma observação semelhante: tornou-se muito fácil ver a mão do Kremlin por detrás de cada revés, o que atribui a Vladimir Putin mais influência do que realmente tem. E Galeotti acrescenta que talvez seja essa «a maior medida ativa de todas».
# O que esta série propõe
Esta série avançará em oito tempos: o modelo Bezmenov e o seu autor; os arquivos soviéticos; a Rússia de Putin; a Ucrânia como primeira frente; a França e a Europa visadas, a partir dos relatórios do Viginum e dos trabalhos do EU DisinfoLab ou do EUvsDisinfo; as críticas ao conceito e os seus usos conspiracionistas; as grandes teorias da propaganda, de Bernays a Ellul; e, por fim, os instrumentos de resiliência democrática.
Esta série prolonga também os textos que publiquei no Club de Mediapart desde o outono de 2025 sob o título «A guerra invisível». Neles defendia aquilo a que chamei uma «Contra-Arte da Guerra»: formar os cidadãos, desde a escola, na «higiene informativa»; não se limitar a desmentir a propaganda, mas «cartografar» as suas redes de financiamento, as suas fábricas de trolls e os seus retransmissores locais para os expor à justiça e à opinião pública; e responder à manipulação «não com a brutalidade estéril da censura», mas com a clareza dos factos. Esta exigência vale também para nós próprios: obriga a submeter os nossos próprios modelos, incluindo o meu, à mesma crítica que os dos outros.
O nosso método será simples: distinguir o que está provado, o que é plausível e o que é apenas afirmado. Citar as fontes, todas verificáveis. Assinalar os limites, incluindo os dos serviços que combatem a desinformação. Porque uma democracia que se defende da manipulação manipulando por sua vez já teria perdido.
# Limites e incertezas
O modelo de Bezmenov (repartição 15 % / 85 %, quatro etapas) assenta no testemunho de um desertor; este texto apresenta-o sem o avaliar, estando o seu exame crítico previsto na continuação da série.
A citação de Bezmenov é uma tradução do autor, feita a partir da transcrição da entrevista.
Este texto de abertura estabelece um quadro e anuncia desenvolvimentos; não analisa em pormenor as campanhas citadas (INFEKTION, RRN).
A definição francesa do Viginum é deliberadamente estreita e não cobre o conjunto dos fenómenos de influência.
Os relatórios dos serviços que combatem a desinformação têm, também eles, limites, que a série se compromete a assinalar.
# Nota metodológica
Análise baseada exclusivamente em fontes abertas e verificáveis: transcrição da entrevista de 1984, investigação jornalística (CBC News, 2022), relatório CAPS/IRSEM (2018), decreto n.º 2021-922 publicado no Légifrance, relatório técnico do Viginum sobre a RRN (2023), trabalhos de Mark Galeotti (Marshall Center, 2019) e de Thomas Boghardt (Studies in Intelligence, 2009). A citação de Bezmenov foi traduzida pelo autor a partir da transcrição da entrevista. O método distingue o que está provado, o que é plausível e o que é apenas afirmado, e submete os modelos do autor à mesma crítica que os dos outros. Primeiro texto de uma série dedicada à subversão ideológica.
# Fontes e referências
- Yuri Bezmenov – G. Edward Griffin, interview (1984), transcript: https://www.fisheaters.com/srpdf/bezmenovinterview.pdf
- Jorge Barrera, “Chaos agent”, CBC News, 05.02.2022: https://www.cbc.ca/newsinteractives/features/yuri-bezmenov-soviet-defector-canada
- J.-B. Jeangène Vilmer, A. Escorcia, M. Guillaume, J. Herrera, Les manipulations de l’information : un défi pour nos démocraties, CAPS/IRSEM, 2018: https://www.irsem.fr/storage/file_manager_files/2025/03/les-manipulations-de-l-information.pdf
- Décret n° 2021-922 du 13 juillet 2021 (Viginum), Légifrance: https://www.legifrance.gouv.fr/jorf/id/JORFTEXT000043788361
- Viginum, RRN : une campagne numérique de manipulation de l’information complexe et persistante, 19.06.2023: https://www.sgdsn.gouv.fr/files/files/Publications/20230619_NP_VIGINUM_RAPPORT-CAMPAGNE-RRN_VF.pdf
- Mark Galeotti, “Active Measures: Russia’s Covert Geopolitical Operations”, Marshall Center Security Insight, no. 31, 06.2019: https://www.marshallcenter.org/en/publications/security-insights/active-measures-russias-covert-geopolitical-operations-0
- Thomas Boghardt, “Operation INFEKTION”, Studies in Intelligence, 53/4, 2009: https://www.cia.gov/resources/csi/static/1-Operation_INFEKTION_Soviet_Bloc_AIDS_Disinformation_Campaign.pdf
- Paul-Michel Manandise, « 1. L’aube de la guerre invisible », Club de Mediapart, 19.03.2026: https://blogs.mediapart.fr/1759733/blog/190326/1l-aube-de-la-guerre-invisible-par-le-colonel-paul-michel-manandise
Paul-Michel Manandise – CEAS, Centre Européen d’Analyse Stratégique – ceas.info
Artigo original: https://www.ceas.info/publication/subversion-ideologique-retour-mot-guerre-froide